A história de José do Egito nos mostra na integra como o mundo gira, vira e capota, tudo ao mesmo tempo.
Desde sua infância José foi humilhado, desprezado, injustiçado e invejado por todos os seus irmãos, com a exceção de Benjamim, o mais novo. E por um motivo, era o mais querido pelo seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no… Gênesis 37.3-4
Esse ódio nutrido por dentro de seus irmãos, levaram José a ser muito maltratado por todos, sem um pingo de misericórdia. Após ser lançado em uma cova por seus irmãos, e vê-los tramando a sua morte, José foi vendido por pouco preço como escravo, um claro sinal de que para eles sua vida não significava nada.
Mas, como diz o título desta mensagem: o mundo gira, vira e capota, tudo ao mesmo tempo.
Passados alguns anos, o mundo virou, girou e capotou, claro os irmãos de José não tinham esse entendimento, que tudo poderia mudar da noite para o dia.
José que outrora foi vendido, preso e humilhado se tornou grande no Egito, governador, abaixo apenas de Faraó. E um belo dia surgiu diante dele diversos homens, a saber seus irmãos, sem o mínimo pensamento de que estavam diante de José (seu irmão), então governador do Egito.
E o que aconteceu? O mundo girou, virou e capotou, tudo ao mesmo tempo. Veja o que aconteceu.
Depois vieram também seus irmãos, e prostaram-se diante dele, e disseram: eis-nos aqui por teus servos. Gênesis 50.18
Os que o humilharam no passado, venderam-no e desprezaram-no, agora se colocaram como seus servos, e José foi o responsável por sustentá-los pelo resto de suas vidas.
Não pise em ninguém, não humilhe as pessoas, não importa se estão acima ou abaixo, se tem ou não, respeite-as, pois podemos precisar delas no dia de amanhã.
Deus abençoe







Deixe um comentário